SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Papel do enfermeiro gestor na promoção de ambientes da prática de enfermagem culturalmente competentes: Uma revisão integrativaConhecimento e letramento em saúde no pós-operatório tardio de revascularização do miocárdio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

TRENTIN, Daiane; VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira  e  ZILLI, Francielly. Mapeamento dos serviços à mulher em situação de violência sexual: Uma possibilidade para articulação intersectorial. NTQR [online]. 2022, vol.13, e665.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e665.

Introdução: O georreferenciamento na área da saúde pública tem auxiliado o planejamento, a gestão e a vigilância, favorecendo na análise situacional social e na condução de estratégias e melhorias no cuidado à saúde. Objetivo: mapear os serviços de atendimento à mulher em situação de violência sexual em um município na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Método: estudo descritivo com mapeamento e georreferenciamento dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência sexual. A coleta ocorreu de janeiro a março de 2019, foi realizada a tabulação dos dados, georreferenciamento e a geração dos mapas a partir dos dados obtidos. Para o georreferenciamento e produção dos mapas, utilizou-se o programa Software ArcGIS® 10.1. Resultados: foram identificados os serviços de atendimento à mulheres em situação de violência sexual e gerados cinco mapas: apresentando a localização geográfica do município, os serviços de referência, as unidades de saúde pública que colaboram nos encaminhamentos de referência e contrarreferência e a distribuição dos locais de dispensação da Profilaxia Pós-Exposição, tornando possível a identificação dos desafios de articulação da rede cuidado e facilitando a criação de estratégias de planejamento e ação para redução destes desafios. Considerações finais: por meio da metodologia de georreferenciamento e produção dos mapas obteve-se a identificação dos espaços existentes no território, podendo projetar possibilidades de fluxo e melhorar a articulação entre os serviços. Ainda, sendo essa uma metodologia contemporânea proporcionou o acolhimento de demandas reais da sociedade, facilitando a dinâmica e a qualidade dos atendimentos prestados à mulheres em situação de violência sexual.

Palavras-chave : Violência Contra a Mulher; Delitos Sexuais; Colaboração Intersetorial; Mapeamento Geográfico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )