SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Mapeamento dos serviços à mulher em situação de violência sexual: Uma possibilidade para articulação intersectorialCircunstâncias geradoras de medo em profissionais de enfermagem do Brasil no contexto da pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PAZ, Vanêssa Piccinin et al. Conhecimento e letramento em saúde no pós-operatório tardio de revascularização do miocárdio. NTQR [online]. 2022, vol.13, e666.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e666.

Introdução: o letramento em saúde auxilia no aumento do conhecimento e das habilidades para acessar informações e gerenciar os cuidados de saúde, bem como no desenvolvimento de mecanismos para o autocuidado, especialmente na recuperação em pós-operatório de cirurgias cardíacas. Portanto existe a necessidade de interligar ações voltadas a saúde e mudança de comportamento das pessoas submetidas a cirurgia cardíaca, com a finalidade de auxiliar na sua recuperação, melhorar a qualidade de vida e identificar precocemente possíveis complicações. Objetivos: descrever o conhecimento e o letramento em saúde de adultos no pós-operatório tardio de revascularização do miocárdio. Métodos: estudo qualitativo com abordagem retrospectiva, realizado no período de dezembro de 2020 a abril de 2021, com 24 pessoas submetidas a cirurgia cardíaca no último semestre de 2019. Na coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, a Eight-Health Literacy Assessment Tool e um roteiro de entrevista. Para o tratamento dos dados, utilizou- se um software de pesquisa qualitativa, para posterior análise do conteúdo. Resultados: As entrevistas foram transcritas e possibilitaram a construção de um corpus geral constituído por 24 textos, separados em 430 segmentos de texto com aproveitamento de 86,5%. Após verificação da similitude emergiram em três categorias: “Entendimento, busca e compreensão das informações de saúde”; “Rede de apoio familiar e amigos, no cuidado após a cirurgia cardíaca” e “Momento Cirúrgico”. Conclusões: O letramento em saúde insatisfatório impactou na compreensão das informações de saúde fornecidas pela equipe multiprofissional, vindo a resultar na dificuldade de entendimento em relação a sua doença e execução dos cuidados no domicílio. Observou-se nos depoimentos, a ausência dos profissionais de saúde no planejamento e orientação dos cuidados no domicílio, sendo delegada aos familiares a responsabilidade da execução da terapêutica.

Palavras-chave : Letramento em saúde; Cirurgia cardíaca; Enfermagem; Saúde do adulto..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )