SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Tecnologias para o Raciocínio Clínico do Enfermeiro: Revisão IntegrativaAnálise de conceito do termo Cuidado Seguro na perspectiva de Walker e Avant índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

POL, Thaiane Almeida Silva et al. Contribuições e limitações da abordagem qualitativa em pesquisas avaliativas da Cultura de Segurança do Paciente. NTQR [online]. 2022, vol.13, e670.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e670.

Introdução: O emprego da abordagem de métodos mistos e de desenhos quantiqualitativos e qualitativos merecem destaque e espaço de discussão entre as pesquisas avaliativas de cultura de segurança do paciente, conquanto apresentam dados com maior profundidade. Objetivos: mapear o uso da abordagem qualitativa em estudos de avaliação da cultura de segurança do paciente em serviços hospitalares a nível mundial, e sintetizar as contribuições evidenciadas na literatura. Método: Trata-se de uma scoping review guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI), realizada no período de outubro de 2020 a fevereiro de 2022. Foram pesquisadas as bases de dados Lilacs, Medline, Web of Science e Cinahl, e busca livre na plataforma Research Gate e Google Acadêmico. Resultados: Foram analisados nove estudos que trouxeram contribuições relacionadas à aplicação da abordagem qualitativa, isoladamente ou de forma híbrida, por meio do software Iramuteq. A partir da nuvem de palavras e análise de similitude verificou-se duas inferências relacionadas ao uso do método misto e da pesquisa qualitativa, respectivamente: 1) Uso do método misto para fornecer análises aprofundadas da cultura de segurança em hospitais e 2) Pesquisa qualitativa como facilitadora para compreensão das percepções do contexto dos participantes. Quanto às limitações, identificou-se possíveis vieses de resultado que ambas as abordagens podem induzir. Conclusões: Apesar da abordagem quantitativa ainda prevalecer nas pesquisas avaliativas de cultura de segurança, verificou-se a necessidade de agregar o componente qualitativo, a partir de pesquisas de métodos mistos e qualiquantitativas, para obter maior aprofundamento dos problemas identificados por meio dos questionários, tendo em vista o caráter das variáveis investigadas na pesquisa de cultura de segurança. As limitações que porventura a abordagem qualitativa possa trazer devem ser trabalhadas pontualmente pelos pesquisadores a fim de minimizá- las, não ocorrendo em vieses de pesquisa.

Palavras-chave : Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Desenho de Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Literatura de Revisão como Assunto..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )