SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Contribuições e limitações da abordagem qualitativa em pesquisas avaliativas da Cultura de Segurança do PacienteEducação Permanente em Unidades Básicas de Saúde de uma região do Município de São Paulo: A necessária atenção ao perfil social dos profissionais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SANTOS, Viviane Euzebia Pereira et al. Análise de conceito do termo Cuidado Seguro na perspectiva de Walker e Avant. NTQR [online]. 2022, vol.13, e671.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e671.

Introdução: Utilizar a terminologia adequada em saúde pode auxiliar tantos nos estudos cientificos como na assistencia visto que diminui as falhas na comunicação e com isso, melhora a segurança do paciente. Um termo que emerge neste contexto é o cuidado seguro, contudo ainda precisa ser melhor explorado. Objetivos: Analisar o conceito de Cuidado Seguro sob o método de Walker e Avant. Métodos: Análise de conceito desenvolvidade acordo com a proposta de Walker e Avant., coleta de dados em dezembro de 2019, em repositórios de teses e dissertações. Incluíram-se produções científicas que versavam sobre a temática, disponíveis na íntegra eletronicamente. Extraiu-se como variáveis: ano de publicação do estudo, país de origem, área de conhecimento, nível acadêmico, conceito, atributos, antecedentes, consequentes, apresentados por cada tese e dissertação e referências empíricas mencionadas. Os dados forma analisados a partir da proposta do metodo de Walker e Avant e analise de similitude. Resultados A amostra foi constituida por 21 estudos, desses 19 oriundos do Brasil e dois da Suécia. O conceito de cuidado seguro estava explicito em 11 pesquisas, contudo nas demais haviam termos que remetiam aos atributos (aspectos assistenciais e gerenciais), antecedentes (incentivo de organizações mundiais em prol da segurança do paciente) e consequentes ( redução de eventos adversos e melhoria da qualidade do cuidado) do conceito em estudo. Conclusões: Com aporte dos materiais estudados conceitua-se o termo cuidado seguro como a promoção de uma assistência à saúde prestada ao paciente de forma adequada e qualificada tanto nos aspectos práticos, como nos técnicos e sociais.

Palavras-chave : Cuidado; Segurança do paciente; Análise de conceito..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )