SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Análise de conceito do termo Cuidado Seguro na perspectiva de Walker e AvantNarrativas de adoecimento crônico: Histórias de vida e trabalho das mulheres com câncer do colo do útero índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Eunice Almeida da  e  OLIVEIRA, Régia Cristina. Educação Permanente em Unidades Básicas de Saúde de uma região do Município de São Paulo: A necessária atenção ao perfil social dos profissionais. NTQR [online]. 2022, vol.13, e672.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e672.

Introdução: Pandemias como a ocorrida pelo Sars CoV-2 revelam a importância de estudos sobre tipos de treinamentos, ações de Educação Permanente oferecidas aos profissionais de saúde para o enfrentamento de situações adversas e, também, para a superação de antigos dilemas, tais como o foco em treinamentos e atividades educativas para a erradicação ou atenuação de situações sanitárias emergenciais. Objetivo: , investigar o perfil dos profissionais de saúde e sua relação com as atividades de Educação Permanente, com especial atenção aos agentes comunitários de saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com entrevista semi-estruturada e com utilização de dados quantitativos sobre o perfil social dos profissionais participantes. O estudo contou com a participação de 62 profissionais de diferentes categorias. Resultados: O perfil social dos profissionais não aparece como um fator relevante no planejamento, elaboração e nas estratégias metodológicas de ensino das ações de Educação; foi encontrada, entre entrevistados, uma associação estabelecida entre carência material e falta de informação sobre alimentação correta, justificando o aparecimento de doenças como hipertensão; há uma imprecisão entre os entrevistados em relação aos temas e à importância das atividades educativas que cursaram. Conclusão: a imprecisão da importância das ações educativas, pelos entrevistados, na transformação de sua prática e no esquecimento dos temas propostos nessas ações e os preconceitos revelados em relação à população de camadas populares, evidencia a relevância da implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, tendo em vista a possibilidade de maior identificação dos profissionais com as ações empreendidas a partir do constante exercício de reflexão crítica, ético-política sobre suas práticas no atendimento à saúde da população, bem como de pesquisas de abordagem qualitativa que abordem a perspectiva dos sujeitos, profissionais e população.

Palavras-chave : Educação permanente; Perfil profissional; Profissionais de Saúde; Agente Comunitário..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )