SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Educação Permanente em Unidades Básicas de Saúde de uma região do Município de São Paulo: A necessária atenção ao perfil social dos profissionaisNo me doblegaron, voy a salir adelante: Un estudio participativo que explora el acceso a los servicios de salud y sociales en mujeres de bajos ingresos en Ontario, Canadá índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

HUESCA, Isabel Marco  e  HENNINGTON, Élida Azevedo. Narrativas de adoecimento crônico: Histórias de vida e trabalho das mulheres com câncer do colo do útero. NTQR [online]. 2022, vol.13, e673.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e673.

Introdução: O câncer do colo do útero faz parte do grupo de doenças crônicas não transmissíveis, que se caracterizam pela longa duração e a necessidade de tratamento contínuo. Por se tratar de doença que mantém a pessoa em seu quadro de vida habitual, ela ocupa o centro de todas as relações sociais e suas repercussões se fazem sentir em todos os aspectos da vida. Esse tipo de câncer atinge principalmente mulheres de nível socioeconômico baixo e em fase produtiva de suas vidas. Nesse sentido, o trabalho, seja ele profissional ou doméstico, entendido como parte constitutiva da identidade social da mulher, sofre profundas transformações devido ao adoecimento. Objetivo: Compreender a relação saúde-doença-trabalho das mulheres com câncer do colo do útero, a partir do enfoque narrativo. Métodos: A pesquisa constitui-se em um estudo de natureza qualitativa, voltada para uma melhor compreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos envolvidos, as mulheres com câncer do colo do útero atendidas em unidade hospitalar pública especializada no atendimento ao câncer do colo do útero, a respeito das repercussões do adoecimento crônico em suas vidas, com ênfase no mundo do trabalho. O principal instrumento de coleta de dados usado na pesquisa será o roteiro de entrevista com questões abertas. As entrevistas terão enfoque narrativo e para tratar o material produzido será utilizada a análise narrativa. Resultados: A coleta de dados está em andamento, após a aprovação pelos comitês de ética envolvidos. Conclusões: Esta pesquisa poderá proporcionar maior visibilidade desta temática para a sociedade, reforçando e reconhecendo a importância de pensar a respeito da garantia dos direitos relacionados ao trabalho para mulheres acometidas por doenças crônicas.

Palavras-chave : Doença crônica; Câncer do colo do útero; Trabalho; Mulheres trabalhadoras; Narrativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )