SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Dando testimonio del sufrimiento: Una reflexión sobre el impacto de realizar investigación cualitativa con victimas de traumaSer Enfermeiro: Motivações de Jovens Estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

TSUBOI, Anne de Paula et al. Percepções de pacientes sobre o uso do cateter urinário de longo prazo. NTQR [online]. 2022, vol.13, e676.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e676.

Introdução: O cateterismo urinário é um procedimento muito utilizado na clínica, que beneficia o paciente em várias situações. As pesquisas relacionadas ao cateter urinário de longo prazo têm se concentrado nas suas possíveis complicações e pouco nas subjetividades. Objetivo: Compreender a percepção do paciente sobre o uso do cateter urinário de longo prazo. Método: Estudo qualitativo, descritivo, realizado com 17 pacientes adultos em uso de cateter urinário de longo prazo, atendidos no ambulatório de um hospital universitário no Rio de Janeiro, Brasil. Aplicou-se entrevista semiestruturada, de novembro de 2020 a março de 2021, e análise de conteúdo temática. Resultados: A maioria dos pacientes relatou dificuldades no começo, principalmente nas questões fisiológicas modificadas, autoestima, autoimagem, sexo, sexualidade, trabalho e vida social. Porém gradualmente podem conseguir se adaptar à nova condição, que em alguns casos pode ser vitalícia. A família e o cuidado profissional, principalmente por parte do enfermeiro nas consultas regulares para a troca do cateter, demonstraram-se como importante rede de apoio e estrutura fundamental na adaptação ao uso do cateter. O enfermeiro é essencial nesse contexto, sendo o profissional que mais tem oportunidades para o estabelecimento de vínculos e incentivar o autocuidado. Conclusões: As percepções dos pacientes relacionaram-se à visão do cateter como corpo estranho, gerador de desconfortos e privações, mas também à noção de alívio do sofrimento e conforto. É fundamental atentar para estas diferentes percepções, para cuidar com sensibilidade, de forma integral e individualizada.

Palavras-chave : Cateterismo Urinário; Doença Crônica; Autocuidado; Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )