SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Memórias de idosos que vivem em situação de ruaPerceptions of informal caregivers about daily experience in caring for the dependent elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SILVA, Daniel  and  MORI, Valéria. Os Processos Subjetivos de um Psicoterapeuta na Psicoterapia Online: Desafios e Possibilidades. NTQR [online]. 2022, vol.13, e683.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e683.

Introdução: O trabalho discute a prática da psicoterapia na modalidade online, por meio do uso de dispositivos tecnológicos. Conhecida como psicoterapia online, a possibilidade de psicólogos e psicólogas realizarem atendimentos por meio de celulares e computadores mediados pela Internet é uma alternativa de trabalho existente há muitos anos, acompanhando os avanços acelerados da tecnologia no mundo inteiro. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, e levando em consideração as orientações recomendadas pela OMS, a psicoterapia online emergiu como uma alternativa de trabalho para psicólogos e psicoterapeutas, possibilitando aos profissionais adaptarem os seus atendimentos para dar continuidade ao objetivo de mobilizar sentidos subjetivos. Objetivos: Baseando-se na Teoria da Subjetividade, proposta por González Rey, a pesquisa teve por objetivo de investigar o uso de dispositivos tecnológicos para realizar sessões de psicoterapia online e as implicações desta modalidade para futuras práticas de psicólogos e psicoterapeutas. Métodos: Com base nos fundamentos da Epistemologia Qualitativa, utilizando o método construtivo-interpretativo, foram realizados encontros virtuais por meio do Google Meet. Os encontros foram gravados e transcritos para a coleta de informação e construção de hipóteses e para desenvolver reflexões sobre as dificuldades em mudar os hábitos e formas de trabalho, a necessidade de superar os desafios impostos por essas mudanças e o fortalecimento do compromisso do profissional com sua profissão e seus pacientes. Resultados: A pesquisa mostrou que a psicoterapia online é uma maneira eficiente de ajudar a melhorar a saúde mental dos pacientes, mas encontra ainda desafios, tais como: adaptação das formas de trabalho, superação de preconceitos e adesão ao ambiente virtual. Considerações Finais: A psicoterapia online, com suas vantagens e desvantagens levantadas neste trabalho, ainda é um processo que está sendo subjetivado, ganhando maior relevância na atualidade devido às restrições da pandemia. A modalidade precisa ser repensada e refletida para outras situações atípicas.

Keywords : Psicoterapia online; Dispositivos tecnológicos; Teoria da subjetividade; Sentidos subjetivos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )