SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Percepções de cuidadores informais sobre a experiência quotidiana no cuidado ao idoso dependentePerceção dos enfermeiros acerca da transição de cuidados num serviço de urgência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ROCHA, Cláudia Sueli da; SILVA, Luiz Sérgio  e  SILVA, Jandira Maciel da. Vivências dos trabalhadores do instituto médico legal de belo horizonte, minas gerais, frente ao desatre de massa: Rompimento de barragem. NTQR [online]. 2022, vol.13, e730.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e730.

Introdução: O desastre de massa do rompimento da Barragem B1 da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil, em 25 de janeiro de 2019, resultou em destruição ambiental, sofrimentos e mortes. Objetivo: discutir a atuação dos profissionais do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, Minas Gerais, frente à realização das perícias técnico-científicas nas vítimas fatais e no atendimento aos seus familiares, provocado pela tragédia. Método: Foi realizado estudo quali-quantitativo, do tipo descritivo-explicativo, cujos instrumentos foram questionários, estruturado e semiestruturado, aplicados aos trabalhadores da instituição, que abordaram aspectos sociodemográficos, dificuldades pessoais e estruturais para a realização do trabalho e a percepção dos mesmos neste trabalho específico. Resultados: Os resultados da pesquisa sugerem que a composição e atuação da equipe multidisciplinar qualificada foram essenciais para o êxito do trabalho, observando-se as dificuldades em relação ao espaço e estrutura física, pessoal e de equipamentos. O trabalho da equipe multidisciplinar trouxe a partir das vivências: aprendizado, superação, riscos e sofrimento. Concluiu-se que a atuação dos profissionais envolvidos permitiu a perícia médico legal das vítimas fatais, o acolhimento dos seus familiares e a identificação e liberação dos corpos para os devidos trâmites e sepultamento. No contexto histórico do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, Minas Gerais, este desastre em massa, é um marco referencial que explicita a atuação técnica multidisciplinar dos profissionais envolvidos em um dos maiores acidentes de trabalho ampliado, com vítimas fatais, ocorrido no Brasil.

Palavras-chave : Trabalho pericial; Equipe multidisciplinar; Identificação de vítimas; Múltiplas vítimas; Sofrimento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )