SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Desafios e potencialidades na implementação do cuidado oncológico em rede: A voz dos trabalhadores da Atenção Básica à SaúdeJulgamento clínico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Um olhar em tempo de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SANTOS, Fernanda Cajuhy dos et al. Estímulo Cognitivo aos Idosos em Terapia Intensiva como um Cuidado de Enfermagem. NTQR [online]. 2022, vol.13, e690.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e690.

Introdução: O ambiente crítico e a rotina na unidade de terapia intensiva possuem fatores que podem prejudicar a manutenção da cognição da pessoa idosa. Com isso, as intervenções voltadas ao estímulo cognitivo nessas unidades tornam-se prioritárias e a equipe de enfermagem ganha destaque na sua execução, por ser a categoria que mais participa do cuidado à pessoa idosa. Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem voltados ao estímulo cognitivo de pessoas idosas em terapia intensiva. Método: Estudo qualitativo realizado em duas unidades de terapia intensiva de um hospital de Salvador-Bahia-Brasil, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. A coleta ocorreu em duas fases: prontuários de idosos internados em uma das unidades, grupo focal com a equipe de enfermagem de ambas as unidades. Utilizou-se análise de Bardin. Resultados: Foram apreendidas seis categorias: 1) cuidados de enfermagem relacionados à contenção mecânica por agitação e risco de queda; 2) cuidados de enfermagem relacionados à família; 3) cuidados de enfermagem para o autocuidado; 4) cuidados de enfermagem para comunicação e orientação quanto ao tempo e espaço; 5) cuidados de enfermagem para o sono e repouso e 6 ) cuidados de enfermagem no manejo da dor. Conclusão: A equipe de enfermagem realiza ações para estímulo à cognição, porém de forma pontual, a partir de motivações espontâneas e individuais, pouco registradas em prontuário. É importante desenvolver estratégias educativas e elaborar protocolos para aperfeiçoar a prática assistencial nas Unidades de Terapia Intensiva relacionadas ao estímulo cognitivo de pessoas idosas.

Palavras-chave : Cognição; Unidade de Terapia Intensiva; Idoso; Pesquisa Qualitativa; Cuidado de Enfermagem ao Idoso Hospitalizado..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )