SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Tecnologias eHealth direcionadas aos pais para o cuidado de bebês prematuros: Revisão integrativaFatores associados e distúrbios do sono mais frequentes em estudantes universitários: Revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

SA, Julia Casimiro de et al. Motivos que levam gestantes e parturientes a optarem pela cesariana: Revisão integrativa. NTQR [online]. 2022, vol.13, e694.  Epub 08-Sep-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e694.

Os altos índices de cesariana no Brasil tem gerado riscos para a mãe e neonato quando realizada de maneira indiscriminada e sem indicação clínica. Objetivo: Identificar os motivos que levaram as gestantes e as parturientes a optarem pela cesariana, segundo a literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. Os critérios de inclusão dos artigos foram os que respondam à pergunta de pesquisa, publicados em português ou espanhol, no prí entre 2010 a 2020, disponíveis integralmente online. Os critérios de exclusão foram os de revisão sistemática ou integrativa e outros tipos de publicações como teses, dissertações, memorial e manuais. Empregou-se as bases de dados, O Scientific Electronic Library Online (SCIELO), literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Os motivos que levaram as gestantes e as parturientes a optarem pela cesariana foram: idade materna avançada; padrões culturais como crenças, costumes e reprodução de vivências familiares; medo de sentir dor no trabalho de parto; a influência da mídia; maior nível socioeconômico; maior escolaridade e pré-natal e parto realizado no setor privado. E, mais, a cesariana é vista pelas mulheres como escolha segura. A passidade e a falta de autonomia da mulher frente ao médico; o medo da mudança do corpo e no processo de sexualidade; o acompanhamento contínuo do médico durante a parturição e a facilidade no agendamento, também foram justificativas apontadas para a realização da cesariana. Considerações Finais: Diante desses motivos, sugere-se que a educação em saúde em uma perspectiva problematizadora promovida pelos profissionais sobre os diferentes tipos de parto, subsidiará a escolha da mulher, resgatando o seu protagonismo nesse processo.

Palabras clave : Gestantes; Médicos; Cesárea; Cesárea Repetida; Parto Obstétrico..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )