SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Cuidados al final de vida del paciente crítico en la UCI y de sus familiares: Análisis bioéticoA enfermagem diante da (I) mobilidade de pessoas idosas hospitalizadas: Estudo de representações sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PINHEIRO, Cleoneide Paulo Oliveira et al. Percepção dos enfermeiros de uma clínica cirúrgica quanto à padronização da passagem de plantão. NTQR [online]. 2022, vol.13, e697.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e697.

Dificuldades relacionadas à comunicação constituem as principais causas de eventos adversos no contexto da assistência à saúde, o que enfatiza a necessidade de novas estratégias voltadas para a comunicabilidade eficiente, especialmente na equipe de enfermagem. Objetivo: Conhecer a percepção dos enfermeiros de uma clínica cirúrgica quanto a padronização da passagem de plantão. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado na Clínica Cirúrgica de um Hospital de médio porte da Rede Pública Estadual, localizado em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados se deu através de entrevista semiestruturada de forma presencial entre os meses de abril e junho de 2021, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a codificação dos dados e categorização das informações, utilizou-se o software NVivo® 12 Plus. A análise substantiva dos resultados foi realizada pelos pesquisadores por meio da análise de conteúdo bardaniana. Resultados: Participaram do estudo sete profissionais que atuam como assistentes na unidade de saúde referida como campo empírico deste ensaio. As categorias evidenciaram: A importância da construção de um checklist para padronização da passagem de plantão; As dificuldades encontradas na passagem do plantão e, Sugestões de itens para compor um checklist para a passagem de plantão. Conclusão: Evidenciou-se o relevante papel do enfermeiro na busca de conhecimento, no gerenciamento das informações e na possibilidade de contribuir efetivamente na construção de recursos que ampliem estratégias de segurança do paciente. O estudo revela a importância dos estudos qualitativos para a resolução de problemas da praxis no campo da saúde, além de enfatizar a utilização de softwares de apoio para suporte na análise de dados qualitativos.

Palavras-chave : Segurança do paciente; Enfermagem; Comunicação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )