SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Percepção dos enfermeiros de uma clínica cirúrgica quanto à padronização da passagem de plantãoEvidências e lacunas na produção científica sobre os gestores do SUS: Scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Pedro Henrique Costa et al. A enfermagem diante da (I) mobilidade de pessoas idosas hospitalizadas: Estudo de representações sociais. NTQR [online]. 2022, vol.13, e698.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e698.

Introdução: A mobilidade é uma ação básica praticada durante a execução dos cuidados gerais de enfermagem durante a hospitalização. Contudo, quando se trata de pessoas idosas, essa ação geralmente é polemizada por se constituir um risco para quedas. Objetivo: Apreender a estrutura da representação social da equipe de enfermagem acerca da mobilidade para pessoa idosa hospitalizada. Método: Pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, com foco na abordagem estrutural. O grupo social estudado foi composto por 100 profissionais da equipe de enfermagem atuantes em unidades destinadas ao cuidado de pessoas idosas, em um hospital universitário, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em dois momentos, através da associação livre de palavras e entrevista não- estruturada. Os dados da associação livre de palavras foram processados pelo software EVOC que determinou a estrutura da representação social através do quadro de quatro casas. Para as entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo. A discussão envolveu todo o corpus da pesquisa. Resultados: No quadro, considerando a frequência e a ordem média das evocações, os termos “Queda, Acamado e Cuidado” compuseram o núcleo central. Da análise das entrevistas, surgiram três categorias temáticas: cuidados de mobilidade envolvendo os riscos, cuidados de mobilidade, voltados para manter a independência/autonomia e cuidado para lidar com as barreiras à mobilidade. Para a equipe de enfermagem investigada a representação social da mobilidade está associada a deambulação, com movimentos limitados diante dos riscos de queda que interfere na autonomia e independência. Conclusão: A estrutura das Representações Sociais sobre a mobilidade da pessoa idosa hospitalizada está ancorada em situações do cotidiano da prática profissional do grupo investigado, evidenciando conflitos entre promover prevenção/recuperação da incapacidade pela hospitalização e evitar outros danos à saúde pelo risco de quedas.

Palavras-chave : Idosos - hospitalização; Limitação da mobilidade - Idosos; Cuidados de Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )