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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BRAGA, Jorgianna Letícia Ribeiro et al. Percepção de acadêmicas do curso de estética e cosmética sobre a gordofobia. NTQR [online]. 2022, vol.13, e706.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e706.

Objetivo: Analisar a percepção de acadêmicas do curso de Estética e Cosmética sobre a gordofobia. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma Universidade particular do município de Fortaleza/CE com cinco acadêmicas do curso de Estética e Cosmética. A coleta foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e individual, e após transcrição e análise das falas de acordo com Minayo, emergiram as seguintes temáticas: Definição de gordofobia; Inserção no espaço acadêmico do curso; Situações gordofóbicas sofridas no ambiente acadêmico, e Conscientização no combate a gordofobia. Resultados: A análise das falas despertou para a definição de gordofobia como preconceito e o julgamento das pessoas em relação ao corpo “gordo”, principalmente as alunas com formação em Estética e Cosmética por serem “modelos” para seus clientes, ressaltando essa característica física desde o período de formação acadêmica até a inserção no mercado de trabalho. Considerações Finais: As acadêmicas do Curso de Estética e Cosmética participantes da pesquisa vivenciaram e/ou presenciaram algumas formas de gordofobia, resultando na importância da conscientização dos futuros profissionais da estética e de seus clientes sobre a gordofobia pois, muitas vezes, as acadêmicas se sentem pressionadas a adequação aos padrões impostos para se apresentarem como “modelo” para seus clientes.

Palavras-chave : Preconceito de peso; Gordofobia; Estética; Imagem corporal; Feminismo..

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