SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13The homeless population: Intersectoral planning strategies for health careIn Social Assistance Contingency Plan in the COVID 19 Pandemic in Brazil: Implementation and Transversality - Phase II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

DIAS, Bianca Costa et al. Alterações cognitivas e de memória na COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura. NTQR [online]. 2022, vol.13, e708.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e708.

A COVID-19 é uma doença com elevada prevalência mundial, declarada pandemia, em março de 2020, pela OMS. Nesse contexto, apresenta sintomas relacionados aos sistemas respiratório, circulatório e cognitivo. As alterações cognitivas podem ser definidas como déficits na atenção, linguagem e aprendizagem não verbal, memória de curto prazo e de trabalho, processamento visual e auditivo, resolução de problemas e da função motora. Apesar do impacto significativo na vida dos pacientes, observa-se escassez literária acerca dessas alterações; Objetivo Analisar evidências literárias sobre as alterações cognitivas e de memória pós-infecção por COVID-19; Método Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura desenvolvida em seis etapas. A busca foi realizada por meio dos descritores COVID-19, Memória, Transtornos da memória, Cognição, e Disfunção cognitiva, nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Foram localizados 2483 artigos, lidos integralmente 75 e incluídos na RIL 27 estudos qualitativos e quantitativos. Critérios de inclusão: estudos primários nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados entre 2019 e 2021 e que respondiam à pergunta de pesquisa. Critérios de exclusão: artigos de revisões e de opinião, dissertações, teses, resenhas, editoriais, livros e anais de congressos; Resultados Dos 27 artigos selecionados, foram evidenciadas três categorias analíticas: 1. Alterações cognitivas - falta de atenção, concentração, orientação, confusão mental, dificuldades em encontrar palavras e lentidão mental; 2. Alterações de memória - comprometimento na memória de curto e longo prazo, verbal, de trabalho e déficit na codificação; e 3. Delirium - distúrbios de flutuação da atenção e cognição, não explicados por doenças neurológicas pré-existentes e Considerações Finais A pesquisa qualitativa permitiu a compilação das evidências literárias que identificaram alterações de cognição e de memória pós-COVID-19, em maior ou menor proporção. O presente resultado pode subsidiar o cuidado em saúde nessa fase da doença e a realização de novas pesquisas.

Keywords : Memória; Transtornos da memória; Cognição; Disfunção cognitiva. COVID- 19..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )