SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Plano de Contingência da Assistência Social na Pandemia COVID 19 no Brasil: Implementação e Transversalidade (Fase II)Representações sociais dos profissionais de Enfermagem brasileiros sobre a Covid- 19 no contexto da saúde mental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ALMEIDA, Fabiane de Amorim; MIRANDA, Carolline Billett  e  MAIA, Edmara Bazoni Soares. Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein. NTQR [online]. 2022, vol.13, e710.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e710.

Introdução: Os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico (BT) em pediatria são amplamente divulgados na literatura. As evidencias sustentam o seu uso no cuidado da criança hospitalizada com impacto positivo na diminuição da ansiedade e do medo, não apenas dela, mas de seus familiares. Este estudo buscou investigar sobre a percepção dos profissionais de um grupo de referência para aplicação do BT (BrinquEinstein) em relação à sua implementação em uma unidade pediátrica hospitalar. Objetivos: Compreender como os profissionais que pertencem ao grupo BrinquEinstein, avaliam o processo de implementação sistemática do BT em unidades pediátricas hospitalares; delinear os fatores facilitadores e as barreiras para que esta implementação ocorra na perspectiva destes profissionais. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido nas unidades pediátrica e de terapia intensiva de um hospital geral, de extraporte, da cidade de São Paulo. Participaram da amostra, profissionais de diferentes categorias que atuam nestas unidades e que pertencem ao BrinquEinstein. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual e audiogravada, sendo analisados a partir da Análise Temática Indutiva proposta por Braun & Clark. Resultados: Da análise das entrevistas, emergiram dois temas que representam a perspectiva de integrantes do BrinquEinstein sobre o processo de implementação do BT: “vivenciando um processo transformador” e “estabelecendo perspectivas futuras”. Conclusão: Para os profissionais entrevistados, é imprescindível que o uso do BT se torne uma prática rotineira nos diferentes contextos de atendimento à saúde da criança. Gestores e instituições têm papel fundamental na implementação desta prática, na identificação das necessidades e na busca de soluções para torná-la uma realidade.

Palavras-chave : Ciência da implementação; Práticas Interdisciplinares; Criança hospitalizada; Jogos e Brinquedos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )