SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14¿Por qué y para qué descargaste Tinder? Motivos de uso en usuarios solteirosLa modernización del análisis de contenido. Ejemplos de aplicación en evaluación socioambiental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Mayara Martins da Quinta Alves da  e  TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. Tecnologia social da memória e história de vida para pesquisas na área da comunicação. NTQR [online]. 2022, vol.14, e575.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e575.

Esse artigo constitui uma revisão teórica que visa demonstrar as potencialidades da tecnologia social da memória, desenvolvida pelo Museu da Pessoa (2009), em convergência com as entrevistas de história de vida como procedimento metodológico voltado às pesquisas na área da comunicação. A intenção é destacar como a tecnologia social da memória e as entrevistas de história de vida podem auxiliar na busca por respostas em pesquisas nas ciências da comunicação. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado como método um levantamento bibliográfico. Uma vez que o método tem origem na psicologia social e é utilizado em diversas áreas do conhecimento, voltou-se à epistemologia da comunicação e à noção de comunicação como vínculo, conceituada por Muniz Sodré (2014), para descrever como a tecnologia social da memória e as entrevistas de história de vida podem ser pensadas a partir da comunicação e para as pesquisas em comunicação. É importante visualizar os aspectos da epistemologia da comunicação, a fim de compreender as potencialidades da história de vida e traçar caminhos que permitam normatizar em quais possibilidades e para quais fins o método pode ser utilizado. Os resultados demonstram que o uso da história de vida associada à tecnologia social da memória traz possibilidades para responder problemas nas ciências da comunicação a para atuar no fortalecimento do campo, a partir da compreensão da comunicação como ação constitutiva dos fenômenos sociais. Além disso, revelou-se a entrevista de história de vida como ferramenta de transformação social considerando a associação direta entre memória individual e coletiva.

Palavras-chave : Comunicação; Memória; Metodologia; Tecnologia; Entrevista..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )