SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14O metafenômeno como gênese no processo de triangulação da pesquisa qualitativa na era digitalInvestigaciones sociotécnicos en el BIG DATA. Un reto para el análisis cualitativo del #8M y #9M en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Juliana Corrêa da et al. Déficit de leitura em universitários: Uma revisão integrativa da literatura. NTQR [online]. 2022, vol.14, e594.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e594.

A título de pesquisa literária, integração de resultados e levando em consideração que existem poucas investigações que contemplem o estudo das dificuldades voltadas ao déficit de leitura no ensino superior, torna-se necessário investigar o tema, de modo a favorecer a compreensão das dificuldades que pessoas com déficit de leitura vivenciam no contexto universitário. Busca-se também entender como o preconceito se apresenta em relação a esses estudantes, além de refletir sobre o papel da universidade na manutenção e/ou transformação de práticas sociais que predispõem esses sujeitos ao preconceito, sob forma da discriminação, marginalização e segregação. Como método de pesquisa, realizou-se uma pesquisa qualitativa, em que foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores preconceito e déficit de leitura em sujeitos universitários. Foram localizados 33 artigos e após a avaliação crítica dos respectivos e verificação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram selecionados e analisados 28 artigos científicos como base de desenvolvimento dessa pesquisa. Assim, as conclusões desses achados corroboram que, dentre as diversas dificuldades que podem ser reverberadas na vida do sujeito com dificuldades de aprendizagem no campo da leitura, o processo de exclusão social e o devido impacto do preconceito podem potencializar negativamente ainda mais as condutas do processo de aprendizagem com respectivos atrasos no campo, assumindo assim, que a condição corporal e/ou intelectual desses sujeitos é algo que supõe e/ou os definem como menos capazes do restante da população geral, trazendo diversos prejuízos emocionais, sendo esses prejuízos tanto no campo acadêmico, como o campo social.

Palavras-chave : Universitários; Déficit de leitura; Preconceito; Revisão integrativa da literatura; Pesquisa qualitativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )