SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14El autorreconocimiento organizacional: Un factor subjetivo y clave para la capacidad de absorciónRelações de gênero no ambiente militar: O efeito teto de vidro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PIRROLAS,, Olga Alexandra Chinita  e  CORREIA,, Pedro Miguel Alves Ribeiro. Uma abordagem qualitativa sobre as principais causas de churning de recursos humanos. NTQR [online]. 2022, vol.14, e720.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e720-0.

Introdução: Apesar da pertinência da operacionalização do conceito de churning de recursos humanos, este ainda é um tema pouco desenvolvido, com pouca literatura e estudos empíricos. É neste sentido que surge o interesse pelo estudo desta temática, permitindo contribuir para o desenvolvimento de um tema de grande complexidade, assim como contribuir quer para o aumento da literatura, quer para o aumento de estudos empíricos. Objetivos/ Métodos: Este artigo tem como objetivo analisar, através de uma abordagem qualitativa, quais as principais causas de churning de recursos humanos. O estudo segue uma abordagem qualitativa com recurso à análise da literatura internacional e à realização de 20 entrevistas semiestruturadas como instrumentos de recolha de dados. Como forma de tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo que permitiu selecionar as principais variáveis em estudo. Resultados: Através dos dados obtidos foi possível definir como principais causas de churning: o baixo salário; a falta de progressão na carreira; a falta de desenvolvimento individual; os horários rígidos; a fraca liderança; a concorrência; a localidade; o mau ambiente de trabalho; a fraca cultura organizacional; a falta de promoção; a falta de reconhecimento; a falta de disponibilidade; a dificuldade na conciliação trabalho-família e a falta de motivação. Conclusões: Como forma de minimizar a ocorrência de churning, propõe-se a implementação de medidas estratégicas por parte das organizações de forma a ir de encontro com as necessidades e as expetativas dos seus trabalhadores, com o intuito de que estes se sintam satisfeitos e motivados na organização e com o seu trabalho, afastando a decisão de sair da organização.

Palavras-chave : Churning de recursos humanos; Causas de churning; Entrevistas; Recursos humanos; Análise de conteúdo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )