SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15¿Qué significa para el alumnado que el profesorado “le ayuda a aprender”?La mediación tecnológica bajo pandemia y consideraciones para el análisis fenomenológico interpretativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SAMPAIO, Rafael Cardoso et al. Mapeamento e reflexões sobre o uso da análise de conteúdo na SciELO-Brasil (2002-2019). NTQR [online]. 2022, vol.15, e747.  Epub 07-Mar-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.15.2022.e747.

A análise de conteúdo (AC) é uma das principais técnicas de análise de dados qualitativos nas ciências da vida e nas humanidades e tem sido aperfeiçoada há décadas visando elevar o seu rigor científico. Buscando-se verificar a situação da produção acadêmica nacional, apresentamos uma revisão cientométrica de 3.484 artigos que utilizam AC, publicados entre 2002-19 na SciELO Brasil. Fez-se uma análise de redes de cocitação e de acoplamento bibliográfico através do VOSviewer e uma avaliação das referências mais frequentes. O colégio de ciências da vida aparece em primeiro lugar na utilização da técnica, seguido pelo colégio de humanidades. Os resultados demonstraram predominância do manual de Bardin em ambos, confirmando achados anteriores, mas em uma escala de artigos, amplitude temporal e diversidade disciplinar inéditas. A concentração observada evidencia descompasso entre o avanço da literatura especializada e seu uso pela comunidade científica brasileira.

Palavras-chave : Análise de conteúdo; Revisão cientométrica; Métodos qualitativos; Métodos quantitativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )