SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

CONCEICAO, Maria Hosana et al. O USO DO MS TEAMS E DO TRELLO EM AULAS PRESENCIAIS NA PÓS COVID-19. NTQR [online]. 2023, vol.17, e812.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e812.

Nos últimos anos, as ferramentas tecnológicas para o ensino-aprendizagem têm recebido atenção dos educadores e pesquisadores. A pandemia da Covid-19, permitiu à UnB capacitação dos professores para o uso das novas tecnologias de ensino, como por exemplo, o Office 365 e o Aprender 3. Além disso, os recursos, com feedback imediato, como, o Socrative e o Kahoot continuaram sendo usados, principalmente, para aumentar a motivação, o engajamento, o desempenho para as tarefas colaborativas ou, até mesmo, para fins de avaliação. Com o recuo da pandemia da Covid-19 e a volta às aulas, no presencial, foi possível alinhar o uso dessas ferramentas tecnológicas às aulas teóricas. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi dar continuidade no uso das ferramentas tecnológicas do MS Teams e do TRELLO, para oitenta estudantes, de segundo e terceiro semestres da disciplina de Seminário Integrativo, no modo presencial, do primeiro semestre de 2022, bem como conhecer a perceção dos estudantes sobre o uso do Caderno do MS Teams e do recurso TRELLO como apoio de ensino-aprendizagem. Os estudantes foram adicionados como membros da equipe do MS Teams e convidados a se inscreverem no TRELLO. As tarefas foram realizadas, em grupo, e compartilhadas nos cards do TRELLO. Dos 38 estudantes, que responderam o questionário da avaliação da disciplina, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. Foi possível perceber, nas respostas dos estudantes, que tanto o Teams quanto o TRELLO são completos e, por isso, devem ser apresentados, com detalhes, num primeiro encontro presencial. Além disso, o TRELLO foi destacado, por alguns estudantes, como uma plataforma facilitadora para a organização dos trabalhos em grupo e o Teams para a melhor comunicação entre a professora e os estudantes nas aulas presenciais.

Palabras clave : Teams; Aprendizagem; TRELLO; Ferramentas Tecnológicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )