SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O USO DO MS TEAMS E DO TRELLO EM AULAS PRESENCIAIS NA PÓS COVID-19PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ROSEGHINI, Renata; LISBOA, Milena Silva  e  DALTRO, Monica Ramos. O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. NTQR [online]. 2023, vol.17, e824.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824.

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS. Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.

Palavras-chave : Formação em saúde; Práticas integrativas e complementares; Cuidado integral; Saúde pública..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )