SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDEEDUCAÇÃO FÍSICA E O SOFTWARE NVIVO EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LEMOS, Jadenilse Silva de; MENDONCA, Angela Maria Moreira Canuto  e  VILELA, Rosana Brandão. PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE. NTQR [online]. 2023, vol.17, e818.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818.

A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina, no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.

Palavras-chave : Pesquisa em design educacional; Investigação-ação; Educação superior; Avaliação docente; Discentes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )