SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Tattooed Medicine: Qualitative Study of the Relationship between Body Brands and Professional IdentityStrategies to Promote Research in Engineering Students in Latin American Universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

LEAL, Laura Andrian et al. Desafios e estratégias de aprendizagem sobre competências gerenciais na ótica dos docentes de enfermagem. NTQR [online]. 2023, vol.17, e850.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e850.

Introdução: Na sociedade moderna, tem-se cada vez mais, a necessidade de formar enfermeiros competentes e propiciar ferramentas para a edificação de competências gerenciais. Portanto, faz-se relevante uma atuação docente que abarque aspectos profícuos de desenvolvimento dessas competências, bem como instituições de ensino que possibilitem ensejos que também as priorizem. Objetivos: Identificar os principais desafios para os estudantes de enfermagem desenvolverem competências gerenciais e as estratégias de aprendizagem segundo a ótica dos docentes de enfermagem. Métodos: Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 12 docentes vinculados a uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Os dados foram coletados em 2020 por meio da técnica de grupo focal e analisados de acordo com a análise temática indutiva. Evidencia-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente. Resultados: Os resultados mostraram que as competências mais desafiadoras são: comunicação, tomada de decisão, liderança, relacionamento interpessoal e negociação de conflitos; tais competências foram justificáveis em virtuda da imaturidade e inexperiência do aluno. Além disso, também foram ressaltados desafios relacionados ao trabalho do docente, sobretudo quanto à limitação de tempo e sobrecarga. Quanto às estratégias, os docentes evidenciaram: estimulação da iniciativa, raciocínio, empoderamento e autorresponsabilidade do aluno, metodologias ativas de ensino, incluindo simulações e prática de estágio. Conclusões: O método qualitativo permitiu verificar com maior aprofundamento a temática em questão, desvelando as percepções dos docentes de enfermagem. Faz-se necessário que instituições de ensino se atentem para esses fatores com vistas a mitigar as lacunas por meio de estratégias inovadoras e experiências exitosas no ensino de competências gerenciais.

Keywords : Competência Profissional;; Educação Baseada em Competências;; Estudantes de Enfermagem;; Docentes de Enfermagem;; Universidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )