SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Strategies to Promote Research in Engineering Students in Latin American UniversitiesThe Educational Policy of Integral Education in the Curriculum and School Management of the Public Network of the District of Poços de Caldas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

NUNES, Sérgio Claudino Loureiro et al. Educação Geográfica em Rede: A Contribuição do Projeto Nós Propomos (NP)!. NTQR [online]. 2023, vol.17, e860.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e860.

Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos! que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em vista um efetivo compromisso com a comunidade. A partir de 2014, o projeto ganhou fôlego internacional no espaço ibero-americano e já para além do mesmo. Tem como proposta metodológica desafiar os estudantes a identificarem problemas locais relevantes, desenvolver trabalho de campo sobre os mesmos e apontar possíveis soluções. Centram-se nas aprendizagens dos próprios alunos. Espera-se que os estudantes desenvolvam a cidadania territorial, entendida como participação responsável nas tomadas de decisões sobre os problemas da localidade de base espacial.

Keywords : Projeto Nós Propomos!; Cidadania territorial; Educação geográfica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )