Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
New Trends in Qualitative Research
versión On-line ISSN 2184-7770
Resumen
NUNES, Sérgio Claudino Loureiro et al. Educação Geográfica em Rede: A Contribuição do Projeto Nós Propomos (NP)!. NTQR [online]. 2023, vol.17, e860. Epub 01-Dic-2023. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e860.
Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos! que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em vista um efetivo compromisso com a comunidade. A partir de 2014, o projeto ganhou fôlego internacional no espaço ibero-americano e já para além do mesmo. Tem como proposta metodológica desafiar os estudantes a identificarem problemas locais relevantes, desenvolver trabalho de campo sobre os mesmos e apontar possíveis soluções. Centram-se nas aprendizagens dos próprios alunos. Espera-se que os estudantes desenvolvam a cidadania territorial, entendida como participação responsável nas tomadas de decisões sobre os problemas da localidade de base espacial.
Palabras clave : Projeto Nós Propomos!; Cidadania territorial; Educação geográfica..