SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A Política Educacional de Educação Integral no Currículo e na Gestão Escolar da Rede Pública da Circunscrição de Poços de CaldaO Labor do Arquivo como Plataforma para a Pesquisa Qualitativa em Educação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MENDES, Mónica; HENRIQUES, Carolina  e  RAMALHO, Sónia. Gravidez de Alto Risco: Percepção das Gestantes sobre as Necessidades de Saúde e Práticas de Cuidados da Equipa de Enfermagem. NTQR [online]. 2023, vol.17, e854.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e854.

Introdução: A gravidez de alto risco é um fenômeno multidimensional que exige uma compreensão dos significados atribuídos pelas mulheres às suas necessidades de saúde, bem como as ações e recursos dos serviços sobre sua experiência de gerar um filho em situação de risco. Objetivos: mediante a questão de investigação, qual o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco, às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados de enfermagem recebidos durante o período pré-natal? Tivemos como objetivo geral compreender o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados da equipa de enfermagem recebidos durante o período pré-Natal. Métodos: estudo de carácter qualitativo a 10 grávidas de alto risco que frequentaram o serviço de pré-Natal do Centro de Saúde da Fazenda, Cabo Verde. Para análise dos dados recorremos aos pressupostos conceptuais de Laurence Bardin. Resultados: os principais achados deste estudo revelam que a gravidez de alto risco acarreta para a mulher um conjunto de alterações de ordem físicas, psicológicas, sociais e emocionais que muitas das vezes provocam uma ambivalência de sentimentos conotadas como medo e insegurança de um desfecho desfavorável, mas também como alegria e esperança para a mulher. Conclusões: este estudo possibilita ao enfermeiro ter um conhecimento acerca das experiências vividas pelas mulheres e com isso melhorar a sua prática assistencial uma vez que cada mulher é única e se posiciona de forma diferente perante a situação de risco dependendo dos fatores/vulnerabilidades que a envolve.

Palavras-chave : Gravidez de alto risco; Vulnerabilidades; Vivências pré-natal; Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )