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New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

BESSA, Letícia Leite; MAIA, Luciana Maria  and  BARREIRA, Marília Maia Lincoln. Noções de Bullying Escolar e sua Aproximação com Preconceito: Uma Revisão Integrativa da Literatura Científica. NTQR [online]. 2023, vol.17, e881.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e881.

Introdução: O bullying escolar é uma problemática social que tem preocupado educadores e pesquisadores. Apesar de existir uma noção tradicional sobre bullying, verificam-se, atualmente, outras compreensões que ampliam ou problematizam a visão hegemônica. Objetivo: compreender os sentidos de bullying presentes nas pesquisas científicas brasileiras que envolvem diferentes áreas de estudo, publicadas nos últimos 5 anos, observando aproximações e distanciamentos com a temática do preconceito. Método: pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, por meio de revisão integrativa da literatura científica. Buscou-se artigos disponíveis no SciELO e PubMed usando os descritores Bullying AND Escola. Seguindo critérios de inclusão e exclusão, o corpus da pesquisa foi composto por 21 artigos de língua portuguesa. Resultados: Os estudos, em sua maioria, amparam-se no conceito tradicional de bullying e apenas um problematiza essa compreensão. No que diz respeito à aproximação ou distanciamento entre os conceitos de bullying e preconceito, apareceram três posicionamentos. Em sete artigos não foram observadas aproximações entre os conceitos de bullying e preconceito; em outros sete, a relação entre os conceitos aparece de forma indireta, sem problematização acerca dessa aproximação; por fim, em sete artigos, essa aproximação é explicitada e problematizada. Esses últimos discutem, por exemplo, a maior exposição à vivência de bullying, por parte de estudantes negros, da comunidade LGBT+ e mulheres. A recorrência desses perfis como alvo do bullying expõe a aproximação desse tipo de violência ao preconceito, intolerância e negação da diversidade. Conclusões: O sentido tradicional de bullying se faz presente nas pesquisas, contudo tensionamentos foram observados, como os estudos que aproximam bullying a diferentes expressões de preconceito. A abordagem qualitativa do estudo contribui para uma perspectiva crítica que coloca em evidência o bullying como um problema social e político e abre possibilidades para outras questões de pesquisa e intervenções no contexto do bullying escolar no caminho da transformação social.

Keywords : Bullying; Escola; Preconceito..

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