SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Estudio Mixto. Videojuegos para la Enseñanza de las Matemáticas en PortugalPensamento Crítico na Formação do Enfermeiro: Construção de Capacidades na Prática Profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

FONSECA, André  y  SANTOS, Sabrina. Aulas de Instrumento em Grupo - Metodologia de Preparação para a Performance. NTQR [online]. 2023, vol.17, e898.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e898.

A investigação sobre a aprendizagem musical tem mostrado que as atividades musicais em conjunto podem ter um impacto positivo na aprendizagem do instrumento de música. Neste contexto, um campo ainda pouco estudado são as aulas de grupo de instrumento, nomeadamente, como metodologia de apoio às aulas individuais. Por isso, neste artigo vai debater-se a pertinência da participação dos alunos em aulas de grupos de instrumento, e procurar entender se estas aulas podem ser um modo de desenvolver competências de performance, e outras, como o pensamento crítico. Foram realizados 16 questionários a alunos que frequentaram este tipo de aulas e 4 questionários a professores que as administraram. Foram observadas três aulas deste tipo numa instituição de ensino superior de música. Os dados qualitativos foram sujeitos ao que é chamado na literatura de “análise de padrão”, ou seja, analise à base da categorização dos dados recolhidos. Os resultados obtidos indicam que as aulas de grupo instrumentais são uma metodologia relevante de apoio à aprendizagem instrumental, nomeadamente, no auxílio à preparação da performance. Estas aulas ajudam os alunos a superar obstáculos - como aprender a lidar com o nervosismo - e ajuda-os a desenvolverem competências, como a concentração, competências metacognitivas e o pensamento crítico. As aulas de grupo mencionadas neste estudo permitem a simulação da performance real, o que constitui um momento de teste, correção, e avaliação do estado da preparação individual para a performance. A existência de feedback nestas aulas enriquece a aprendizagem, catalisa a aquisição de competências e ajuda os alunos a crescerem técnica, musical e humanamente.

Palabras clave : Aulas de grupo; Instrumento; Aprendizagem colaborativa; Feedback; Performance..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )