SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Group Instrument Classes - Performance Preparation MethodologyPedagogical Documentation in Early Childhood Education in the Light of Studies Produced in the Area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CHIRELLI, Mara Quaglio  and  SORDI, Mara Regina Lemes de. Pensamento Crítico na Formação do Enfermeiro: Construção de Capacidades na Prática Profissional. NTQR [online]. 2023, vol.17, e899.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899.

Introdução: A mudança na formação dos profissionais de saúde, dentre esses os enfermeiros, tem se tornado urgente em função de diversos determinantes sociais, ambientais, epidemiológicos e de saúde. A constituição do pensamento crítico na prática profissional, na perspectiva dialética, promovendo a emancipação dos sujeitos durante a formação, torna-se potente e fortalece as iniciativas de enfrentamento dos desafios contemporâneos e societários. Objetivo: analisar a representação dos docentes, preceptores e estudantes sobre a constituição das capacidades na prática profissional do enfermeiro por meio do pensamento crítico ao desenvolver o perfil de competência durante a formação. Métodos: qualitativo, entrevista com 24 professores, 09 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência na 1ª fase da coleta de dados e oficina de trabalho na 2ª fase para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Percebe-se que, a proposta curricular trabalha para além de tomar decisões certas e pautadas em evidências. Há de considerar as diversas visões sobre as situações, reconhecer como cada estudante reage, identifica e trabalha com suas emoções, constrói diálogo entre os pares, trabalha coletivamente na resolução dos problemas sempre de forma corresponsável e ética. Há o desafio da desconstrução da competividade e individualismo a serem analisados e superados. Conclusões: as estratégias de investigação, por meio de entrevistas e da oficina de trabalho, ao proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, possibilitou a delimitação de quais as capacidades mobilizadas na prática, estabelecidas no perfil de competência do profissional a ser formado na instituição, e como desenvolvê-las por meio do pensamento crítico.

Keywords : Pensamento; Pesquisa qualitativa; Educação baseada em competências; Currículo; Enfermeiros..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )