SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Pedagogical Documentation in Early Childhood Education in the Light of Studies Produced in the AreaThe Knowledge of Patients in the Group “I fight for Imuno Brasil” about Hospital Class author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz et al. Educação à Distância: Curso de Formação de Tutores e Supervisores para Cursos Técnicos de Saúde no Brasil. NTQR [online]. 2023, vol.17, e859.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e859.

A Educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que possibilita a formação de estudantes em espaços e tempos distintos. Introdução: Nessa perspectiva é apresentado o curso de formação de supervisores e tutores, realizado na modalidade a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Brasil. O curso é composto por 10 módulos e cada módulo tem a duração de 30 dias. Os participantes da pesquisa realizam a parte teórica no Moodle e a parte prática num curso voltado a trabalhadores da saúde que ocorre em todo o território nacional. Objetivo: Analisar a percepção dos cursistas sobre as suas aprendizagens no curso de formação de supervisores e tutores na modalidade a distância. Método: É um estudo descritivo com abordagem qualitativa de análise temática. A coleta de dados foi realizada a partir do questionário COLLES (Constructivist Online Learning Environment Survey) online aplicado no quinto módulo, para orientar possíveis reconstruções das atividades até o final do curso. Foi utilizada a questão aberta para a análise deste artigo. Resultados: Obtivemos 4190 respostas no total de 4400 cursistas, destas 639 participantes responderam também a uma questão aberta que solicitava comentários a respeito do curso de formação. Na análise temática textual foram elencadas duas categorias: aprendizagem e educação permanente em saúde. Conclusão: O curso de formação possibilitou diversas aprendizagens dentre elas aprimorou a qualidade dos processos de mediação e feedbacks nos fóruns e nas atividades propostas. A aprendizagem na modalidade a distância apresenta-se muitas vezes como um desafio, porém gradualmente os tutores e supervisores avançaram na superação destes, seja pelo apoio das equipes do Curso, por um maior conhecimento da realidade que estão inseridos e das necessidades dos estudantes, pela análise dos resultados das propostas em ação ou mesmo por essa conjunção de fatores.

Keywords : Educação a Distância; Formação Continuada; Atenção Primária à Saúde; Tutores; Estudantes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )