SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O Saber dos Pacientes do Grupo “Eu luto pela Imuno Brasil” sobre Classe HospitalarA Formação Étnico-Racial nos Cursos de Licenciatura de duas Instituições de Ensino Superior Públicas Baianas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

SILVA, Cristiane; GUERRA, Cecília  y  SANTOS, Maria de Fátima Luz. Formação de Docentes da Educação Profissional: Uma Revisão Sistemática da Literatura. NTQR [online]. 2023, vol.17, e905.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e905.

As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.

Palabras clave : Formação docente; Educação profissional; Revisão sistemática da literatura..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )