Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
New Trends in Qualitative Research
versão On-line ISSN 2184-7770
Resumo
BUENO, Maria Angélica de Moura; CASTANHARO, Regina Célia Titotto e RIBEIRO JUNIOR, Paulo Justiniano. Oficinas in On-line: Intervenção Grupal como Potencialização de Atividades Criativas de Inclusão no Contexto Universitário. NTQR [online]. 2023, vol.17, e890. Epub 01-Dez-2023. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e890.
Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 as Universidades foram obrigados a cancelar as atividades presenciais e implementarem atividades EaD em modalidades síncronas e assíncronas. Este artigo objetiva relatar experiência Oficinas on-line com estudantes recéns ingressos nos cursos de graduação no ensino superior público. Assim, a preocupação é promover Acolhimento aos estudantes ingressantes nas universidades, período crítico de adaptação. A metodologia qualitativa constou em 2022 de realização de 21 Oficinas no modo on-line na universidade. Obteve-se 78 participações nas Oficinas on-line após sistematização de envio de convites pelo aplicativo Teams e processo de construção de categorias pelo diário de campo e Análise de Conteúdo de Bardin. Denotou-se a importância da conexão psicossocial no momento do ingresso universitário e a preparação técnica docente essencial para alcance efetivo das modalidades virtuais. Espera-se realizar uma ampla discussão comunitária de aspectos favorecedores à formação no ensino superior público tanto na capacitação docente quanto nas ferramentas de EaD e atividades grupais sobre o impacto e o protagonismo estudantil na garantia de permanência derivada.
Palavras-chave : Oficina; Intervenção; On-line; Inclusão; Universitário..