SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Textbook and Digital Technologies in the Practice of Mathematics TeachersQualitative Evaluation of the Cognitive Levels Achieved Through Problematized Experimental Activity (AEP) and Analyzed by the Pnota Software author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

BARRETO, Marcel; SOUZA, Dayse Neri de  and  HEES, Luciane. Percepção dos Gestores sobre o Manual de Implementação de Pólos da Educação a Distância (EAD). NTQR [online]. 2023, vol.17, e862.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e862.

O resumo deve sintetizar o conteúdo do artigo e conter entre 250 e 300 palavras. Poderá ser O modelo de Educação a distância (EaD) como modo de ensino-aprendizagem, implementado no Brasil a partir da aprovação do MEC, conforme previsto no Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), possibilitou milhões de pessoas concluírem seus estudos e construírem carreiras, em que cada indivíduo pôde estudar conforme a disponibilidade de tempo e horário. Foram implementados Polos de EaD em instituições de ensino para servirem de sede de cursos em vários âmbitos de conhecimento. O objetivo é percepcionar a opinião dos gestores/coordenadores sobre o Manual de Implementação de Pólos da EaD. A pesquisa de natureza qualitativa com a aplicação e análise das questões abertas do questionário. A análise dos dados qualitativos foi realizada com o apoio do software webQDA. Por meio do questionário, foi possível traçar um breve perfil dos respondentes, assim como conhecer a familiaridade destes com o tema da pesquisa, cuja pesquisa foi realizada a fim de saber se o Manual de apoio desenvolvido para orientar na implementação do Polo de EaD foi suficiente como instrumento de suporte aos gestores. Assim, as principais conclusões do estudo encontra-se no fato da maioria dos gestores afirmar que o Manual é um instrumento de suporte eficaz, que se enquadra aos padrões da EaD da instituição promotora, que é necessário capacitar os profissionais dos polos, por meio de formação e melhoria do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ele possui clareza, mas precisa de melhorias devido às dificuldades de alguns gestores em cumprirem as suas instruções e, por fim, a falta de acesso ao próprio Manual. A pesquisa contribuiu para revelar a percepção dos gestores sobre o Manual e o quanto ainda precisa ser feito para que ele seja acessível aos gestores como contributo para a implementação da EaD nos polos, bem como sejam lidos e seguidos como importantes instruções.

Keywords : Educação a distância; Gestão escolar; Manual de apoio; Polo EaD..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )