SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Qualitative Evaluation of the Cognitive Levels Achieved Through Problematized Experimental Activity (AEP) and Analyzed by the Pnota SoftwareWhen Traditional and Innovator meet: Aspects of a Reseacrh Qualitative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

AUSTRILINO, Lenilda; VILELA, Rosana Quintella Brandão; RIBEIRO, Carmen Eurydice C. G.  and  MEDEIROS, Mércia Lamenha. Planejamento Didático: Promovendo Experiência Exitosa na Pós-Graduação. NTQR [online]. 2023, vol.17, e827.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e827.

Uma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.

Keywords : Aprendizagem significativa; Metodologia ativa; Currículo; Planejamento; Pós-graduação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )