SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Estudo de Caso na Investigação em Enfermagem de Saúde PúblicaDificuldades na Amamentação Enfrentadas por Puérpeas Prímiparas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

OLIVEIRA, Eveline Nogueira Pinheiro de; AQUINO, Cássio Adriano Braz de  y  ADRIANO, Lia Silveira. A Utilização de Entrevistas Auto-Referenciadas na Investigação de Trajetórias Ocupacionais de Trabalhadores de Comida de Rua. NTQR [online]. 2023, vol.18, e869.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e869.

Introdução: O mundo do trabalho contemporâneo engloba novos tipos de trabalhos alternativos no cenário brasileiro, em que a informalidade e o empreendedorismo se destacam como marcas do modo de organização laboral. Objetivos: compreender e analisar trajetórias ocupacionais de trabalhadores de comida de rua. Métodos: Este trabalho é fruto de um percurso de pesquisa mais amplo que busca compreender alguns dos movimentos mais recentes do capitalismo: a precarização laboral, o empreendedorismo, a flexibilização e a incorporação da informalidade nos novos modos de vida. Produz-se a partir de um viés dos estudos sobre trabalho e da Psicologia Social do Trabalho (PST). Em um estudo de inspiração longitudinal, fez-se o resgate de entrevistas já realizadas com trabalhadores de comida de rua no ano de 2017, realizadas em percurso de investigação anterior. Considerando a velocidade com que o trabalho tem se transformado e a crise pandêmica que se desenvolve, questionou-se como estaria organizada a vida laboral daqueles mesmos trabalhadores entrevistados à época. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas auto referenciadas: o objetivo foi ir em busca novamente desses sujeitos e rememorar a entrevista realizada anteriormente para a compreensão das trajetórias laborais nesse intervalo temporal. Resultados: A análise das trajetórias de vida laboral, a partir do viés analítico das trajetórias ocupacionais, serviu para a compreensão de um movimento mais amplo na história de vida desses trabalhadores: o que poderia ser chamado de movimento empreendedor, que se traduz em precarização e volatilidade na realidade dos trabalhadores. Conclusões: O que parece compreensível é que foram criadas condições para uma ampliação da referência ao empreendedorismo como política de enfrentamento a um Estado frágil na condução da relação capital-trabalho e como mecanismo de difusão do individualismo e da precarização difundidos na esfera laboral.

Palabras clave : Condições de Trabalho; Informalidade; Empreendedorismo; Trajetória laboral; Comida de rua..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )