SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Compreensão de Mulheres Idosas sobre a ViolênciaCompreensão dos Sentimentos de Puérperas com Recém-Nascido Diagnosticado e em Tratamento de Sífilis Congênita índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

GUERRA, Lúcia Dias da Silva; REIS, Elaine Cristiny Evangelista dos; COSTA, Teógenes Luiz Silva da  e  MESCHEDE, Marina Smidt Celere. A Importância do Conhecimento Qualitativo no Ensino em Saúde: Experiências no Cenário da Amazônia Brasileira. NTQR [online]. 2023, vol.18, e880.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e880.

Introdução: O conhecimento qualitativo no ensino em saúde é cada vez mais fundamental para a formação crítica, reflexiva e interdisciplinar para egressos do campo da saúde, bem como, a articulação necessária do uso da metodologia da investigação qualitativa alicerçados nos conceitos das ciências humanas e sociais. Objetivo: expor a importância do conhecimento e dos elementos metodológicos qualitativos na formação em saúde no cenário Amazônico brasileiro. Método: trata-se de um relato de experiência com o uso da metodologia da investigação qualitativa, que tomou como referência o componente curricular de Interação na Base Real (IBR), dos três cursos de graduação na área da saúde (saúde coletiva, farmária e interdisciplinar), ministrado durante os quatro primeiros semestres pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na região da Amazônia brasileira. Resultados: a experiência produzida através do uso da metodologia da investigação qualitativa neste componente currrilar, ocorreram em atividades desenvolvida no espaço da sala de aula e no campo de prática (comunidades amazônicas). Dentre os elementos metodológicos da investigação qualitativa utilizados estão: a observação, a etnografia para produção de escuta, formação de vínculo com as pessoas da comunidade investigada, o reconhecimento da cultura e identidade, a diversidade étnica e linguística em cenários de desigualdade socioeconômica que coabitam nesses territórios, espaços urbanos e rurais, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Os usos dos elementos metodológicos da investigação qualitativa possibilitaram o desenvolvimento do conhecimento científico qualitativo no ensino em saúde, através da construção conceituais, textual e contextual. Além disso, as experiências produzidas junto as comunidades da região da Amazônia brasileira, descortinam a multiplicidade de formas de se viver e de se fazer saúde, permitindo um amplo campo para o ensino qualitativo em saúde. Conclusões: o conhecimento da investigação qualitativa é fundamental para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem articulado à prática de campo, visando a construção de novos olhares e caminhos metodológicos que ultrapassam as fronteiras disciplinares do campo da saúde.

Palavras-chave : Práticas Interdisciplinares; Integração à Comunidade; Educação em Saúde Pública; Região Amazônica; Investigação Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )