SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A Importância do Conhecimento Qualitativo no Ensino em Saúde: Experiências no Cenário da Amazônia BrasileiraPercepção dos Pacientes com Doença Renal Crônica sobre os Impactos do Tratamento na Atividade Profissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Raimunda et al. Compreensão dos Sentimentos de Puérperas com Recém-Nascido Diagnosticado e em Tratamento de Sífilis Congênita. NTQR [online]. 2023, vol.18, e883.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e883.

Introdução: A maior parte dos casos de Sífilis Congênita é decorrente de falhas na testagem durante o pré-natal, tratamento inadequado ou ausência de tratamento da sífilis. Objetivos: compreender o sentimento das mães, após o diagnóstico de sífilis congênita, à luz da fenomenologia. Métodos: Compreender os sentimentos de puérperas após a descoberta do diagnóstico de sífilis congênita. Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu em junho de 2022, realizada na casa da gestante, bebê e puérpera de uma Maternidade terciária de referência no Estado do Ceará, ligada ao complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se a técnica grupo focal, com a participação de 14 puérperas. Organizou-se os dados por meio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires), seguida de análises lexicográficas clássicas para compreender e quantificar as evocações e formas. A discussão dos dados foi realizada à luz da fenomenologia compreensiva de Alfred Schutz. Em posse dos dados obtidos, procedeu-se à construção das temáticas mediante um raciocínio indutivo e comparações constantes dos relatos, de acordo com a análise de conteúdo. Para o grupo focal elaborou-se a questão: “Quais os sentimentos vivenciados pelas puérperas com histórico de sífilis congênita?". O trabalho foi aprovado conforme parecer N°5.341.776. Resultados: Os resultados originaram duas temáticas: "Vivências e ações pela cura do filho” e “Sentimentos de responsabilidade pelo tratamento do recém-nascido”. Os achados evidenciaram que as mães apresentaram sentimentos de tristeza, culpa, vergonha, medo da morte do neonato e responsabilidade pela transmissão da doença ao descobrir o adoecimento do filho. Contudo, o cuidado oferecido pelos profissionais gerou nas puérperas, sentimentos de esperança e gratidão. Conclusões: Os sentimentos das puérperas relacionam-se a medo, incerteza, culpabilidade por não prevenir e isso influencia positivamente no seguimento do cuidado ofertado ao neonato.

Palavras-chave : Enfermagem; Puérperas; Sentimentos; Sífilis Congênita; Neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )