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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

FALCAO, Cristina de Santiago Viana et al. Gordofobia na Percepção de Estudantes Universitários da Área da Saúde. NTQR [online]. 2023, vol.18, e885.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e885.

Introdução: A gordofobia se refere à discriminação e estigmatização de pessoas com excesso de peso. É comum que indivíduos sofram esse tipo de preconceito por parte de profissionais da saúde, portanto a formação acadêmica pode ter um papel importante nessa dinâmica, já que o preconceito pode ser perpetuado se não houver uma reflexão crítica sobre o tema durante a graduação; Objetivos: Investigar a percepção de estudantes universitários da área da saúde sobre a gordofobia; Métodos: Estudo de abordagem qualitativo, na modalidade de Grupo Focal, realizado com estudantes de graudação em Nutrição, Medicina, Psicologia e Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, e submetidas à análise de conteúdo, na modalidade temática; Resultados: Emergiram quatro categorias temáticas: 1. Percepções sobre gordofobia; 2. Gordofobia e Mídias Sociais; 3. Abordagem da gordofobia entre as profissões da saúde e 4. Inclusão da gordofobia na formação acadêmica. O entendimento predominante sobre a gordofobia foi de uma forma de comportamento que exclui e diferencia pessoas com excesso de peso ou que não atendem a um determinado padrão corporal. O excesso de peso foi entendido como uma doença que requer tratamentos, que tenham como base a humanização e o acolhimento, entendendo o indivíduo de maneira singular e não apenas como portador de um problema de saúde. Conclusões. O reconhecimento da gordofobia como um tema transversal a todas as áreas profissionais da saúde e a inclusão de conteúdos específicos sobre o assunto na formação acadêmica foram entendidos como maneiras possíveis para combater a gordofobia e promover a valorização da diversidade corporal e uma abordagem inclusiva do peso no atendimento em saúde.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Gordofobia; Estudantes de Ciências da Saúde; Formação Profissional em Saúde.

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