SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Gordofobia in the Perception of University Students in the Health AreaMaping of the Social Assistance and Health Network for Pop Rua Service in Salvador (BA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

IBIAPINO, Juliana Louise da Silva et al. Implementação do Projeto ApiceOn: Desenvolvimento e Prática do Enfermeiro. NTQR [online]. 2023, vol.18, e886.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e886.

Introdução: O Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn), propõe integrar os hospitais de ensino à Rede Cegonha, visa as áreas que se referem ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós aborto, atenção as mulheres que estão em situação de violência sexual e abortamento e aborto legal, por meio de práticas humanizadas e evidências científicas com a inserção de enfermeiros obstetras e obstetrizes, diretamente relacionadas ao aprendizado dos futuros profissionais. Objetivo: analisar o processo de implementação do projeto ApiceOn em uma instituição hospitalar e como se desenvolveu a inserção do enfermeiro e do enfermeiro obstetra. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevitas semi-estruturadas com 15 enfermeiros e tratamento dos dados pela Análise Temática de Conteúdo. Identificou-se como tema o conhecimento e desafios do Projeto ApiceOn: do significado, da implementação, do desenvolvimento e da prática do enfermeiro. Resultados: considera-se que as entrevistadas possuem conhecimento incipiente sobre o projeto, sua implementação e desenvolvimento não há inserção dos enfermeiros e enfermeiros obstetras frente ao projeto. O processo de implantação e implementação do Projeto ApiceOn requer a constituição de cogestão, visto que necessita da construção de novas práticas ancoradas no modelo de vigilância à saúde, superando o modelo biomédico, para tanto a lógica de formação dos profissionais está pautada na educação permanente. Conclusão: há a necessidade de mudança do paradigma de cuidado em saúde e, consequentemente, do processo de trabalho com as gestantes/parturientes/famílias, por meio da implementação e formação para o desenvolvimento do projeto ApiceOn, utilizando protocolos para atuação dos profissionais e organização estrutural.

Keywords : Saúde Materno-Infantil; Rede Cegonha; Humanização da Assistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )