SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Gordofobia na Percepção de Estudantes Universitários da Área da SaúdeMapeamento da Rede de Socioassistencial e de Saúde para Atendimento da Pop Rua em Salvador (BA) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

IBIAPINO, Juliana Louise da Silva et al. Implementação do Projeto ApiceOn: Desenvolvimento e Prática do Enfermeiro. NTQR [online]. 2023, vol.18, e886.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e886.

Introdução: O Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn), propõe integrar os hospitais de ensino à Rede Cegonha, visa as áreas que se referem ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós aborto, atenção as mulheres que estão em situação de violência sexual e abortamento e aborto legal, por meio de práticas humanizadas e evidências científicas com a inserção de enfermeiros obstetras e obstetrizes, diretamente relacionadas ao aprendizado dos futuros profissionais. Objetivo: analisar o processo de implementação do projeto ApiceOn em uma instituição hospitalar e como se desenvolveu a inserção do enfermeiro e do enfermeiro obstetra. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevitas semi-estruturadas com 15 enfermeiros e tratamento dos dados pela Análise Temática de Conteúdo. Identificou-se como tema o conhecimento e desafios do Projeto ApiceOn: do significado, da implementação, do desenvolvimento e da prática do enfermeiro. Resultados: considera-se que as entrevistadas possuem conhecimento incipiente sobre o projeto, sua implementação e desenvolvimento não há inserção dos enfermeiros e enfermeiros obstetras frente ao projeto. O processo de implantação e implementação do Projeto ApiceOn requer a constituição de cogestão, visto que necessita da construção de novas práticas ancoradas no modelo de vigilância à saúde, superando o modelo biomédico, para tanto a lógica de formação dos profissionais está pautada na educação permanente. Conclusão: há a necessidade de mudança do paradigma de cuidado em saúde e, consequentemente, do processo de trabalho com as gestantes/parturientes/famílias, por meio da implementação e formação para o desenvolvimento do projeto ApiceOn, utilizando protocolos para atuação dos profissionais e organização estrutural.

Palavras-chave : Saúde Materno-Infantil; Rede Cegonha; Humanização da Assistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )