SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Implementação do Projeto ApiceOn: Desenvolvimento e Prática do EnfermeiroO Cuidado Emocional de Familiares e Cuidadores de Pessoas com Cancêr no Hospital índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

GENONADIO, Ananda  e  VERAS, Renata Meira. Mapeamento da Rede de Socioassistencial e de Saúde para Atendimento da Pop Rua em Salvador (BA). NTQR [online]. 2023, vol.18, e841.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e841.

Introdução: Como reflexo da desigualdade econômica e social no Brasil, o quantitativo de pessoas em situação de rua vem aumentando a cada dia. A vida dessas pessoas tem sido marcada por reiteradas violações de direitos. Diante disso, o Estado tem um papel decisório na gestão de políticas públicas. Esse estudo se justifica a partir da importância da visibilidade do tema e do comprometimento social da academia com as populações vulneráveis. Questão de Investigação/Objetivos: A partir da questão de pesquisa: “quais são os serviços de saúde e de assistência social que atende a POP RUA em Salvador?” este estudo tem o objetivo de mapear e identificar qualitativamente os serviços da rede de saúde e de assistência social destinados ao atendimento da POP RUA em Salvador - BA. Métodos: A metodologia empreendida neste estudo foi exploratória de cunho qualitativo, dividida em dois momentos. Inicialmente, 3 documentos públicos foram utilizados como ponto de partida. Em seguida foram realizadas buscas em sites governamentais e análise de novos documentos e notícias acerca da temática estudada. Organização do artigo: Os documentos, portarias e notícias encontrados nos sites anteriormente citados foram analisados, compilados e organizados a partir de uma matriz de análise criada tendo como base os níveis de complexidade do SUAS e do SUS. Ao todo foram localizados e analisados 5 tipos de serviços específicos para a POP RUA. Considerações Finais: Verifica-se que no Brasil houve um avanço na promulgação de leis para garantia de direitos para a POP RUA. Entretanto, aspectos ainda precisam ser melhorados para que haja uma melhor efetividade da política na prática e, assim, a garantia de direitos dessa população. Ademais, sugere-se que mais estudos sejam feitos nessa área e que possa haver mais investigações acerca da aplicabilidade das políticas na realidade das cidades.

Palavras-chave : População em situação de rua; SUS; SUAS; Rede de atenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )