SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18“Os Sentidos da Roda”: Práticas Grupais na Investigação Qualitativa em SaúdeDetecção Precoce dos Sinais de Alerta do Autismo nas Consultas de Peuricultura pelos Enfermeiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

TEDDE, Claudia et al. Desenvolvimento no Cuidado na Perspectiva da Integralidade: Análise da Prática de Fisioterapeutas na Atenção Primária à Saúde. NTQR [online]. 2023, vol.18, e874.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e874.

Dentre os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade é um dos mais importantes, porém sua operacionalização tem se demonstrado um desafio complexo para a efetiva consolidação SUS. Nesse sentido, no que tange à formação dos profissionais de saúde, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam a necessidade de adequação curricular das áreas da saúde. Objetivo: Analisar a compreensão e a prática de fisioterapeutas que atuam na Atenção Primária à Saúde de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil, sobre o cuidado na perspectiva da integralidade. Métodos: Pesquisa de campo, de abordagem qualiquantitativa baseada na Teoria das Representações Sociais. Participaram 15 fisioterapeuta, cujos dados foram obtidos a partir de quatro perguntas abertas. Emergiram 15 ideias centrais distribuídas em quatro quadros representativos das ideias centrais e discursos do sujeito coletivo; neste estudo, serão apresentados os resultados e discussões referentes à prática do cuidado destes profissionais na perspectiva da integralidade. Resultados: O estudo constatou que os fisioterapeutas da APS realizam sua assistência na perspectiva da integralidade em seu dia a dia, privilegiando a escuta ativa e valorizando não só os sintomas físicos, mas também os emocionais. Além disso, desenvolvem a integralidade do cuidado a partir da promoção da autonomia dos pacientes, valorizando a escuta ampliada, ou seja, ativa. Considerações finais: Os fisioterapeutas têm práticas de cuidado voltadas à integralidade da população; entretanto, embora haja um movimento de transformação, ainda é necessário avançar na formação dos profissionais e na divulgação das reflexões sobre a temática para melhorar a assistência fisioterapêutica, conforme preconizado pelo SUS e as DCN.

Palavras-chave : Integralidade em saúde; Fisioterapia; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )