SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Development of Care in a comprehensive Perspective: Analysis of the Practice of Phisiotherapists in Primary Health CareExperience of Family Companion in Care for Childrens in Hospitals after Bone Marrow Transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

OLIVEIRA, Angelica Ribeiro Pinto de; MORAES, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de  and  CABRAL, Ivone Evangelista. Detecção Precoce dos Sinais de Alerta do Autismo nas Consultas de Peuricultura pelos Enfermeiros. NTQR [online]. 2023, vol.18, e893.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e893.

Introdução: os transtornos do espectro do autismo (TEA) são uma condição de início precoce, com dificuldades relacionadas à ausência ou limitações: no uso da linguagem, na interação social e das atividades imaginativas, bem como padrões restritos de comportamento. As primeiras manifestações dos TEA aparecem antes dos 36 meses de idade, o que envolve a adoção de medidas de detecção precoce de sinais de alerta pelos Enfermeiros na consulta de puericultura na Atenção Primária a Saude. Objetivo: descrever as percepções de enfermeiros sobre detecção precoce dos sinais de alerta dos TEA nas consultas de puericultura. Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas com 27 enfermeiros de cinco unidades de saúde da família localizadas no município do Rio de Janeiro- Brasil. Os dados foram tratados por meio do software Iramuteq®. As interpretações e teorização foram orientadas pela aplicação da Teoria das Relações Interpessoais, de Hildegard Peplau. A pesquisa foi aprovada por Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil Resultados: Neste estudo será apresentada a classe 2, denominada Consultas de puericultura nas Clínicas da Família como estratégia de identificação de sinais de alerta dos TEA. Durante a avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, o enfermeiro percebeu alterações, estreitou as relações interpessoasis com as familias e utilizou a caderneta da criança como instrumento avaliativo. Conclusões: A percepção dos enfermeiros permitiu identificar sinais precoces do transtorno do espectro do autismo durante as consultas de puericultura. Ademais, o estudo demonstrou a potencialidade da abordagem qualitativa na revelação de aspectos sensíveis, a partir de práticas de pesquisa que envolvem a abordagem de fenômenos do cotidiano e de cuidado de enfermeiros a famílias de crianças vulneráveis.

Keywords : Pesquisa Qualitativa; Enfermagem; Criança; Transtorno do Espectro Autista; Puericultura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )