SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Trabalho, Violência e Saúde Mental: Um Estudo Qualitativo com MulheresDesigualdade de gênero na Atenção Primária à Saúde: Uma Revisão Integrativa da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BRASIL, Christina César Praça et al. Dificuldades de Cessação do Tabagismo: Um Estudo Netnográfico. NTQR [online]. 2023, vol.18, e901.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e901.

Introdução: O tabagismo é um problema de saúde pública mundial, sendo um dos maiores fatores de risco responsáveis pela morte evitável. Sua aceitabilidade entre os jovens é crescente, especialmente após a chegada dos cigarros eletrônicos, que têm se tornado mais aceitos que os cigarros convencionais. Sabendo disso e que as tecnologias eletrônicas são úteis no contexto do combate ao tabagismo e no fornecimento informações sobre os prejuízos do ato de fumar, fazem-se essenciais estudos sobre como o tema é discutido nas redes de apoio virtuais. Objetivos: Identificar e compreender as dificuldades enfrentadas por tabagistas que procuram apoio para a cessação do hábito na rede social do aplicativo QuitNow! Métodos: Estudo netnográfico realizado em março de 2023. Foram analisados e observados, durante quatro dias, os comentários publicados pelos participantes do aplicativo QuitNow!, os quais relataram diversos aspectos relacionados às dificuldades e fatores que impactam o ato de cessar o tabagismo. Resultados: Analisaram-se 447 mensagens publicadas no fórum de discussão do aplicativo QuitNow! e, 31 delas relacionavam-se às dificuldades de cessar o tabagismo, com uma média de 8 (6,93%) mensagens diárias sobre este assunto. Os comentários foram classificados em duas temáticas para realização da análise qualitativa, sendo a maioria deles relacionados à dependência física do cigarro (n=19) e à dependência psicológica e comportamental (n=12). Conclusões: As tecnologias exercem um papel fundamental no auxílio a cessação do tabagismo, porém os participantes da rede social investigada não identificam um método eficaz para a assistência ao paciente em momentos de fissura, muitas vezes, acompanhados de ansiedade e depressão. Os conhecimentos obtidos nesta investigação podem contribuir para que os profissionais de saúde possam elaborar e implementar estratégias de comunicação em saúde mais ampliadas, além de inspirar políticas públicas, no sentido de apresentar alternativas tecnológicas ou não de apoio a cessação do tabagismo.

Palavras-chave : Tabagismo; Cessação Tabágica; Pesquisa Qualitativa; Tecnologia em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )