SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Gender Inequality in Primary Health Care: Na Integrative Review of the LiteraturePsychosocial Care for the Homeless Population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SILVA, Pedro Henrique Brito da; FERREIRA, Shirley Kellen  and  OLIVEIRA, Ellen Synthia Fernandes de. Terapias Complementares, Atenção Psicossocial e Atenção Primária: Percepções dos Profissionais sobre a Oferta dos Serviços. NTQR [online]. 2023, vol.18, e844.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e844.

Nos últimos anos, as Práticas Integrativas e Complementares têm ganhado destaque no Sistema Único de Saúde devido à busca por abordagens médicas alternativas que priorizam as necessidades dos pacientes. Porém, a pesquisa relacionada à integração dessas práticas na rede de atenção à saúde, especialmente em níveis primários e de saúde mental, ainda é limitada e requer uma análise mais aprofundada. Objetivo: Compreender as percepções dos profissionais de saúde que oferecem Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana de Goiânia, Goiás, Brasil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 65 profissionais ofertantes de Práticas Integrativas e Complementares. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas e analisadas conforme Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Os resultados revelam percepções comuns entre os profissionais de saúde que trabalham com Práticas Integrativas e Complementares, tanto na Atenção Primária quanto nos Centros de Atenção Psicossocial. Eles destacam as mudanças nos relacionamentos profissionais-usuários após a implementação das Práticas Integrativas e Complementares. A integração das Práticas Integrativas e Complementares com a Atenção Psicossocial e a Atenção Primária estreita os laços com os pacientes, melhora a compreensão de suas necessidades e reduz a dependência de intervenções médicas tradicionais. Além disso, as Práticas Integrativas e Complementares incentivam o autocuidado, envolvem a família e a comunidade no processo de saúde-doença e têm impacto positivo na saúde mental dos usuários. Considerações finais: Os participantes deste estudo enfatizam a importância das Práticas Integrativas e Complementares na reformulação de princípios essenciais para a prestação de cuidados nos serviços de saúde pública no Brasil. Esses resultados podem orientar o desenvolvimento de estratégias de gestão para fortalecer abordagens médicas não convencionais no Sistema Único de Saúde, promovendo uma abordagem mais centrada no paciente e nas necessidades individuais de saúde.

Keywords : Terapias Complementares; Serviços de Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Pessoal de Saúde; Assistência à Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )