SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Agentes Comunitários de Saúde na Atenção ao Idoso: Singularidades e DesafiosO Uso de Elementos da Metodologia da Investigação Qualitativa: Uma Experiência de Campo em uma Ocupação Urbana na Região da Amazônia Brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

VERNASQUE, Juliana Ribeiro da Silva et al. Vivências de Universitários de Enfermagem e Medicina sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. NTQR [online]. 2023, vol.18, e911.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e911.

Com o aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de natalidade, no Brasil, assim como no mundo todo, tem ocorrido um intenso processo de envelhecimento da população, sendo que as pessoas idosas são consideradas mais vulneráveis, devido a diminuição da autonomia, por ficarem expostas a mais fatores de risco, conflitos sociais, familiares e a violência. Sendo assim, a violência contra a pessoa idosa trata-se de um importante problema de saúde pública e carece de intervenções dos profissionais da saúde, os quais devem receber formação para tal abordagem. Objetivo: Interpretar as vivências de jovens universitários dos cursos de enfermagem e medicina, de uma instituição brasileira do interior paulista, sobre a violência contra pessoa idosa. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados e como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com oito estudantes dos cursos de enfermagem e de medicina de uma instituição do interior do estado de São Paulo. Realizou-se análise dos dados no software NVIVO, seguindo as etapas propostas pelo referencial escolhido. Resultados e discussão: Os entrevistados percebem que a violência contra a pessoa idosa tem pouca visibilidade, relataram aproximações com a temática, além de citarem os tipos de violência que a pessoa idosa pode sofrer. Reconheceram as necessidades de saúde da pessoa idosa relacionando com a integralidade do cuidado, interligando com pensamentos sobre o envelhecimento como uma causa natural e propondo intervenções para diminuição deste agravo. Finalizando, expuseram suas ações caso vivenciem uma situação de violência e a possibilidade do tema violência contra a pessoa idosa ser introduzido na grade curricular formal. Conclusão: Evidenciou a pouca visibilidade da pessoa idosa, bem como a necessidade de ações e intervenções educativas para o reconhecimento deste agravo, sendo um passo possível e viável.

Palavras-chave : Idoso; Maus-tratos ao idoso; Violência; Adulto jovem; Conhecimento; Educação; Enfermagem; Medicina..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )