SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Vivências de Universitários de Enfermagem e Medicina sobre a Violência contra a Pessoa IdosaContributos Da Formação Pós-Graduada na Prevenção das Lesões Músculo-Esqueléticas ligadas ao Trabalho: Um Focus Group índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

FREITAS, Sara Batista de; ALMEIDA, Iana Vitória Dias; BATISTA, Marilva Linhares  e  GUERRA, Lúcia Dias da Silva. O Uso de Elementos da Metodologia da Investigação Qualitativa: Uma Experiência de Campo em uma Ocupação Urbana na Região da Amazônia Brasileira. NTQR [online]. 2023, vol.18, e913.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e913.

Introdução A utilização da metodologia da investigação qualitativa é fundamental para o ensino em saúde, que tem a função de oferecer uma experiência de campo com a aproximação de comunidades em diferentes contextos. Contribuindo para inserção e contato de campo, a condução da pesquisa sobre a comunidade, o conhecimento das realidades e dificuldades enfrentadas pelos moradores tanto no âmbito de qualidade de vida, da determinação social da saúde. Objetivos. Apresentar o uso de elementos da metodologia da investigação qualitativa em uma experiência de campo da área da saúde, na ocupação urbana Vista Alegre do Juá em Santarém-Pará, Região da Amazônia brasileira. Métodos Trata-se de um relato de experiência que utilizou para sua construção elementos da metodologia da investigação qualitativa, como a técnica de bola de neve para aproximação das lideranças da ocupação, entrevistas com relato oral de informantes-chave e a observação para conhecimento do local. Foram realizadas visitas in loco com as lideranças locais e também o contato remoto via whatsapp. Foram realizadas pesquisas junto a órgãos municipais de Santarém, como a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (SEMURB), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS) e a Vigilância Epidemiológica para o levantamento de informações sobre a ocupação. Resultados. Foi observado que a ocupação Vista Alegre do Juá sofreu poucas mudanças, no sentido da produção significativa de melhorias de vida da sua população. A ocupação ainda permanece em processo de regularização para se tornar um bairro de fato. Dessa forma, o local ainda tem muitas necessidades de serviços públicos, mesmo que os seus representantes busquem as melhorias necessárias visando mais apoio governamental para a comunidade. Conclusões Apesar dos esforços de seus representantes na busca por melhorias para que a comunidade possa receber mais apoio governamental, a falta de serviços públicos, como escola, saneamento básico ou até mesmo transporte, e principalmente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é algo que torna as condições dessa comunidade ainda mais difícil para a manutenção da vida.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Gestão do conhecimento para a pesquisa em saúde; Problemas sociais; Ecossistema Amazônico; Políticas de saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )