SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Qualitative Research and the Design of Health InterventionsAnalysis of Beliefs about Binge Eating Behavior from the Theory of Planned Action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

RODRIGUES, Beatriz Gonçalves et al. Saúde Mental do Idoso em Tempos de Covid-19. NTQR [online]. 2023, vol.18, e834.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.1023.e834.

Introdução: A população idosa tem crescido consideravelmente nos últimos anos no Brasil e no mundo, e continua com tendência crescente para as próximas décadas. O envelhecimento é um processo fisiológico e biológico progressivo, com experiências singulares individuais e familiares. Objetivo: compreender as vivências que refletem aspectos da saúde mental dos idosos no contexto da covid-19 em um município do sertão central do Ceará no nordeste do Brasil. Método: Trata-se um estudo qualitativo, ancorado na hermenêutica crítica. Foi realizado junto a 15 idosos atendidos em serviços da Atenção Primária à Saúde de um município do sertão do estado do Ceará, nordeste do Brasil. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2021, por meio de entrevista semiestruturada, versando sobre vivências cotidianas na pandemia e repercussões na saúde mental, e estratégias de promoção de saúde realizadas no período de isolamento social. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa de uma instituição pública do Estado do Ceará. Resultados: os achados foram organizados em duas categorias, definidas em: Sentimentos e saúde mental frente a covid-19 e, Promoção da saúde do idoso em tempos de covid-19. Os sentimentos foram expressos em incertezas, medo, luto e aflição. As medidas de prevenção, pautadas no isolamento social, causaram a sensação de prisão, e desconforto psicoemocional. Para a promoção da saúde, os idosos realizavam atividades domésticas, artesanatos e cultivo de horta, além de fortalecer a espiritualidade. Durante o relaxamento das medidas de isolamento, passaram a realizar caminhadas e visitas a igreja. Conclusão: As medidas de isolamento, o medo e os desconfortos afetaram a saúde mental dos idosos, sendo que às estratégias de promoção da saúde foram relevantes para o autocuidado e o apoio psicossocial.

Keywords : COVID-19; Idoso; Saúde mental; Isolamento social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )