SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Análise de Crenças sobre o Comportamento de Compulsão Alimentar a partir da Teoria da Ação PlanejadaPrevenção da Violência contra a Pessoa Idosa por meio da Gamificação Desenvolvida por Universitários: Relato de Experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

CANUTO, Angela et al. Confrontando o Desconforto: Uma Análise de Utilização de Grupos Focais em Assuntos Sensíveis. NTQR [online]. 2023, vol.18, e820.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e820.

Introdução: A pesquisa qualitativa está intimamente relacionada com as experiências dos indivíduos, destacando-se a metodologia de Grupos Focais (GF) como uma de suas ferramentas. Assim, a abordagem da Síndrome do Intestino Irritável - sob a perspectiva da saúde mental e rebaixamento da qualidade de vida - valida-se como um tema sensível passível de debate através da utilização dos GF, haja vista seu potencial para criar um espaço acolhedor. Objetivo: Analisar a aplicação dos Grupos Focais na abordagem de assuntos sensíveis. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter quali-quantitativo transversal que, mediante a pesquisa “Síndrome do Intestino Irritável em Estudantes de Medicina de uma Universidade Pública”, visa compreender a sintomatologia da doença entre os estudantes da instituição através da utilização dos Grupos Focais. Sendo assim, para direcionamento do debate, foram utilizados Grupos Focais, utilizando de perguntas inspiradas na Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD) e no questionário Short-Form 6 (SF-6D), o qual versa sobre a qualidade de vida. Resultados: Os resultados indicam que a pesquisa qualitativa permite a implantação de mais significado aos elementos quantitativos. A adesão à fase qualitativa da pesquisa foi baixa, sendo que muitos participantes desistiram por desconforto de debater hábitos intestinais. Durante as conversas individuais, criou-se um ambiente acolhedor, permitindo que os participantes se sentissem confortáveis em compartilhar detalhes de temas íntimos. Já nos GF, os participantes utilizaram o humor para falar sobre assuntos constrangedores. Os resultados indicam que os distúrbios gastrointestinais afetam a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários. Considerações finais: Foi notória a alta significância da metodologia de Grupos Focais on-line, haja vista a obtenção detalhada de de informações sobre as perspectivas dos participantes, as quais são pertinentes ao resultado da pesquisa. Ademais, foi observado o Grupo Focal como um ambiente acolhedor, de partilha de assuntos intimistas e experiências.

Palabras clave : Grupo Focal; Pesquisa Qualitativa; Digital; Estudantes; Temas Sensíveis..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )